:: Histórico ::
01/12/2004 a 31/12/2004
01/11/2004 a 30/11/2004
01/10/2004 a 31/10/2004
01/09/2004 a 30/09/2004
01/08/2004 a 31/08/2004
01/07/2004 a 31/07/2004
01/06/2004 a 30/06/2004


:: Outros sites ::
glaucodamas.com
Agatha Christie
blog Jus Sperniandi
O Caracol do Ouvido






Sede!

O Carlos, primo do ilustríssimo visitante "Tiago Sem Agá" (melhor bajular quem tem contatos até no Pentágono, lá nos Estados Unidos...), citou em um comentário uma coisa que já estava em minha lista de assuntos para o blog. Então vamos lá...

Quando estamos com sede, podemos pedir um copo d'água, um copo de água ou um copo dágua. Surpreendente, não?

Apesar de correta, prefiro não usar a terceira forma. Que cada pessoa faça a sua escolha. O importante é ter água para matar a sede!



 Escrito por Glauco Damas às 00h54
[]




Histórico de mensagens

LEMBRETE:

Nesta página principal aparecem apenas as mensagens mais recentes. Para ver as outras, clique nos links do HISTÓRICO que aparece no alto, à esquerda. As mensagens são arquivadas mês a mês.



 Escrito por Glauco Damas às 16h33
[]




Nós somos...

No blog Jus Sperniandi, do nosso amigo Ilton, a mensagem do dia 15 de outubro começa assim: "Os brasileiros somos privilegiados".

O Ilton, que escreve tão bem, "derrapou" no português? (Seria perdoável, porque todos erramos, ninguém sabe tudo, ninguém é perfeito...) Não seria "Os brasileiros são privilegiados"?

Ele não errou. Além de ter um estilo delicioso de redação, nosso amigo sabe o que escreve.

Não gosto de citar termos gramaticais neste blog. O objetivo é apenas dar dicas de redação e estilo, inspirando os visitantes a procurarem gramáticas para saberem mais. Hoje abro exceção para dizer que o Ilton usou o recurso da silepse — precisamente, silepse de pessoa. Silepse é uma figura pela qual a concordância das palavras se faz de acordo com o sentido, e não segundo as regras da sintaxe. Ilton colocou o verbo ("somos") na primeira pessoa do plural para enfatizar que também é brasileiro e é privilegiado. É claro que ele poderia ter escrito "Os brasileiros são privilegiados". Trata-se de uma questão de enfoque.



 Escrito por Glauco Damas às 21h04
[]




Ela é a melhor professora da escola.

Legal, mas... e os professores? Os homens foram excluídos da comparação?

Dizer "Ela é a melhor professora da escola" significa que você a compara com as outras professoras. Os homens professores foram descartados; você está comparando apenas as mulheres. Para considerar todos os professores da escola, ou seja, homens e mulheres, você deve dizer:

Ela é o melhor professor da escola.


Alguns leitores do meu livro
AVENTURA ALUCINANTE apontaram um "erro" no texto:

Emily era um dos maiores contrabandistas da cidade.

A frase está correta. Eu quis dizer que, entre todos os contrabandistas da cidade, homens e mulheres, Emily era um dos maiores.



 Escrito por Glauco Damas às 22h44
[]




Confraternização

O final do ano se aproxima... A época é de confraternizações...

Você se confraterniza com amigos, parentes e colegas de trabalho? Então, para melhorar o clima, sugiro que vocês confraternizem.

O verbo é confraternizar, e não confraternizar-se.



 Escrito por Glauco Damas às 18h48
[]




Au!

Fui atrás de uma cachorra rottweiler para me defender de pessoas com amigos no Pentágono, pessoas com contatos na máfia e moças especialistas em tesouras... (Vejam a atualização na mensagem anterior, logo abaixo.)

Pensar em cachorro me fez lembrar de uma coisa que muitas pessoas erram...

É comum ouvirmos isto: "Minha cadela está prenha". Na verdade, ela está prenhe. Minha gata ficou prenhe uma vez, antes da castração. Vocês já viram vacas prenhes? E éguas prenhes?



 Escrito por Glauco Damas às 16h06
[]